Vejo muitos POs e PMs utilizando as métricas de Duração de Sessão e Tempo Médio na página de maneira equivocada.

Primeiramente confundindo o conceito entre essas métricas e principalmente utilizando esses dados isolados para avaliar engajamento.

Mas, Mari, não posso usar essas métricas para analisar engajamento?

Sim, você poderá utilizar essas métricas! Mas em conjunto com outros indicadores e análises de evento.

Para entender melhor, vamos passar por cada métrica.

Sessão

Definição dada pelo Google:

Sessão: “período de tempo pelo qual um usuário está ativo no seu site ou aplicativo. Por padrão, se um usuário estiver inativo por 30 minutos ou mais, qualquer atividade futura será atribuída a uma nova sessão. Os usuários que saem do seu site e retornam em menos de 30 minutos são contabilizados como parte da sessão original.

Mas o que é um usuário ativo?

O Google considera um usuário ativo aquele que realiza algum tipo de interação com seu site num determinado período. Por exemplo, uma única sessão pode registrar várias interações: cliques, visualizações de páginas, transações, etc.

O próprio Google resume uma sessão como um container de ações realizadas por um usuário.

Há duas formas para o encerramento de uma sessão:

  • Vencimento por tempo:
    • Depois de 30 minutos de inatividade
    • À meia-noite
  • Mudança de campanha:
    • Se um usuário entra por uma campanha, sai e depois volta por outra campanha.

Duração média de sessão

Trata-se da divisão entre duração total de todas as sessões, em segundos, e o número de sessões do seu site.

Por exemplo:

Soma da duração de cada sessão: 5.000 minutos
Total de sessões: 500
Duração média da sessão: 5.000/500 = 10 minutos

Mas como é calculada a duração de uma sessão?

Isso dependerá se existem hits de engajamento cadastrados na última página da sessão.

Hit?? Mas o que é isso?

Hits de engajamento: é uma interação que o usuário faz com a sua página que é registrado pelo GA de acordo com uma configuração específica previamente cadastrada.

Quando NÃO há hits cadastradosQuando há hits cadastrados
O tempo do primeiro hit na última página menos o primeiro hit na primeira páginaO horário do último hits de engajamento na última página menos o primeiro hits de engajamento na primeira página
Exemplo:
Página 1 – primeiro hit: 8h
Última página – primeiro hit: 8h10
Duração da sessão: 8h10 – 8h=10 min
Exemplo:
Página 1 – primeiro hit: 8h
Última página – primeiro hit: 8h10 – último hit de engajamento:8h15
Duração da sessão: 8h15 – 8h=15 min

Vejamos um exemplo:

Passo 1: Entrei num site de notícias.

Passo 2: Localizei uma notícia com um vídeo que fiquei interessada.

Passo 3: Cliquei nesta notícia que possuí um hit de interação configurado para acompanhar a reprodução do vídeo.

Cenário 1: visualizei o vídeo
Neste caso, a duração da sessão será acompanhada até o momento que pressionei o botão de play para ver o vídeo.

Cenário 2: Não assisti ao vídeo
Mesmo que eu tenho lido o conteúdo, como não apartei o play, o tempo que passei nessa página não é contabilizado na duração total da sessão.

Portanto, a duração da sessão pode não representar o tempo real que o usuário passou em seu site.

Tempo médio na página

O tempo médio na página refere-se a quantidade média de tempo que todos os usuários passam em uma única página. 

Mas a medição desse tempo é algo complexo e nem sempre realista.

Afinal, como o Google recupera essa informação?

Na prática, o GA rastreia o tempo na página e o tempo no site medindo a diferença entre o timestamp dos hits. Se não houver nenhum hit de engajamento subsequente ou se o usuário abandonar a página, o GA não irá contabilizar o é tempo gasto na página.

Em resumo: o Google só tem como pegar essa informação analisando a diferença entre o tempo gasto para carregar a página e última interação dessa página.

Neste sentido se o usuário não interagir com a página, mesmo que passe um tempo na página e leu o conteúdo, nenhum tempo será gravado.

Eita? Então perdi essa informação? Na prática, sim!

Por exemplo, caso  um usuário clique numa página de notícias ao terminar de lê-la, sem interagir, e fechar a aba, o Google Analytics não contabilizará o tempo que o usuário passou nessa página.

Repito:

O GA pode registrar quando clicamos num link ou outra interação, mas não quando fechamos uma aba.

Por outro lado a ferramenta continua contando tempo em uma página, independentemente da janela do navegador estar em uma guia visível.

Temos solução para avaliar o engajamento na página?

O Google Analytics pode não conseguir avaliar o tempo que um usuário passou na última página de visita de um site e portanto a métrica tempo médio na página não é 100% realista.

Esse indicador deve ser olhado associado com outros eventos como por exemplo o tagueamento do scroll que poderá te ajudar a entender até onde os usuários estão visualizando / lendo o conteúdo.

Avalie as formas de interação na página e crie eventos para mapeá-los.

Para saber mais de Google Analytics e suas métricas sugiro o curso do Métricas Boss. Veja no link aqui.