Viu meu último post sobre LCP (Largest Contentful Paint)? Este juntamente com o FID (First Input Delay) são as principais métricas que o Google utilizará a partir de maio de 2021 para medir a experiência do usuário e compor as regras do seu algoritmo.

Esse indicador mede a interatividade e segundo o Google os sites deveriam mirar uma meta de FID de menos de 100 milissegundos.

FID (First Input Delay) - ideal menos de 100 milissegundos.
Fonte: Google

Como funciona o FID?

O FID é o tempo entre a primeira interação do usuário com a sua página e o momento que o navegador responde a essa ação. Portanto, essa métrica mede a capacidade de resposta do seu site no processo de interação com o usuário.

Pode ser considerado qualquer elemento interativo como por exemplo um botão, cliques em links, entre outros. Rolagem e zoom não são considerados neste caso.

Vale destacar que o FID mensura apenas o “atraso” no processamento do evento. Ele não mede a duração de processamento do evento em si. Entenda melhor no guide elaborado pelo Google aqui.

Como melhorar o FID do meu site?

Para melhorar o resultado de FID do seu site busque os relatórios disponíveis no PageSpeed Insights e no Google Search Console para ajudar nessas otimizações. Outras dicas valiosas passadas pelo Google:

  • Remova códigos não utilizados
  • Reduza dependência em cascata de componentes
  • Minimize a quantidade de dados que precisa ser pós-processada no lado do cliente
  • Reduza a execução de códigos de terceiros. Verifique os códigos que podem estar mais impactando. Vale a pena manter? Tem como melhorar e negociar com o parceiro?

Ferramentas para medir o FID

Assim como mencionei para o LCP (Largest Contentful Paint) as principais ferramentas para medir o FID são:

Algumas dessas ferramentas realizam medições de laboratório e outras de campo.

Medições de laboratório

As medições de laboratório devem ser realizadas durante o processo de desenvolvimento num ambiente de teste, ou seja, antes da página ou funcionalidade ser disponibilizada para os usuários finais.

Essas medições consideram o cenário e o dispositivo realizado no contexto do teste, ou seja, levam em consideração a a conexão e a plataforma do respectivo ambiente de trabalho que realizou o teste. O Ligthhouse e o Web Vitals são ferramentas de laboratório, conforme exemplo abaixo.

Web Vitals: medição de laboratório, considera o ambiente e conexão do teste

Medições de campo

As medições de campo considera o desempenho e as interações dos usuários reais, ou seja, é um olhar geral independente do dispositivo e conexão. É a melhor maneira de você medir a performance do seu site.

O Relatório de experiência do usuário do Chrome, o PageSpeed ​​Insights e Google Search Console são ferrramentas de medições de campo. Abaixo exemplo de análise do PageSpeed Insights onde é possível analisar por tipo de dispositivo: móbile ou desktop.

Dados de Campo - PageSpeed
PageSpeed Insights: análise site Grupo de Academias Bodytech
Relatório Oportunidades - PageSpeed
PageSpeed Insights: relatório de oportunidades – site Grupo de Academias Bodytech

De acordo com o Google, o LCP, o FID e o CLS são os indicadores que formam o Core Web Vitals e estão relacionados a velocidade, tempo de resposta e a estabilidade visual de um site. Seu propósito é ajudar a medir e a oferecer a melhor experiência para o usuário. É nisso que o Google focará em 2021. Veja como incluí numa sprint de 5 dias testes de usabilidade.

Publicidade