Gestão de produto & Performance

Blog sobre gestão de produtos digitais e marketing de performance.

Exemplos de Histórias de Usuários

Histórias de usuários (“user stories”) é uma forma de expressar o desejo de usuários para o desenvolvimento ou melhorias de funcionalidades para produtos.

As histórias são escritas do ponto de vista do usuário e são fáceis de entender. Tanto o time de negócio quanto o time técnico podem compartilhar essas histórias.

É uma estrutura simples de escrever e fornece uma ótima oportunidade para exercer a criatividade e a colaboração do time.

Razões para utilizar Histórias de Usuários

  • Manter o foco na persona do produto
  • Deixar evidente o resultado esperado do ponto de vista da experiência do usuário
  • Possibilita entender o motivo daquela necessidade e assim pensar em soluções para resolve-la.
  • Estimula a criatividade na tentativa de achar soluções.
  • Permite a colaboração de todo o time.

Modelo e estrutura de uma História de Usuário

Como [usuário / persona],
eu quero [fazer tal coisa],
para que eu [obtenha tal resultado].

Característica de uma boa história de usuário

Para Mike Chon, autor de User Stories Appled, uma boa história apresenta as seguintes características:

  • Independente: cada história é independente de outra história.
  • Negociável: cada história é um ponto de partida e, portanto, sua solução e priorização são negociáveis.
  • Valiosa: Tem que entregar valor para o usuário e para o negócio.
  • Estimável: o time deve ser capaz de entender o desejo / necessidade e estimar o esforço da solução.
  • Pequena: histórias menores são mais fáceis de ser estimadas.
  • Testável: todos os critérios de aceite da história devem ser testáveis.

Nível de detalhe: critérios de aceite

Toda história de usuário deve conter informações de critérios de aceite que são as condições de satisfação para confirmar que uma história atingiu seu objetivo.

Eles são utilizados pelo time de desenvolvimento para construir a funcionalidade e realizar testes.

Veja abaixo uma estrutura de história e critérios de Aceite:

Como usuário do site MARI quero alterar meu e-mail de cadastro para manter meu cadastro atualizado e receber corretamente as informações.

Critérios de Aceite:

  • Incluir um botão que permita a edição de dados cadastral
  • Validar o formato do email cadastrado
  • Garantir que o email cadastrado seja válido
  • Solicitar a confirmação do e-mail
  • Permitir a edição do email através de um segundo fator de autenticação

Outros critérios podem ser acrescentados. Este é só um exemplo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: