Nestes tempos de pandemia e home office ficou mais evidente a nossa necessidade de manter o foco e separar o tempo entre atividades profissionais, familiares e pessoais. Para me ajudar nas minhas metas passei a utilizar a técnica Pomodoro. Sim, pomodoro de tomate!!
O que é a técnica Pomodoro?
Essa técnica foi desenvolvida pelo italiano Francisco Cirillo no final da década de 80. Consiste num método simples para manter o foco e aumentar sua produtividade.
Cirillo com a ajuda de um temporizador, num formato de tomate (pomodoro em italiano) focava durante 25 minutos em uma atividade sem interrupção. No final desse tempo, o timer disparava um alerta e ele descansava por 5 minutos.
Assim nasceu o conceito de pomodoro: uma unidade de tempo indivisível de 30 minutos, sendo 25 minutos de trabalho e 5 minutos de descanso.
Como funciona?
O método é simples:
- Separe suas atividades em uma lista (To do list) . Por exemplo, pegue uma grande atividade e divida em pequenas tarefas.
- Escolha uma tarefa e inicie o trabalho. Devem ser tarefas curtas e cronometradas de até 25 minutos.
- Anote sua evolução. A cada tarefa concluída, sinalize como finalizada. Marque com um x do lado, por exemplo.
- Faça um intervalo de 5 min a cada tarefa de 25 minutos. Beba água, levante, tome um café, faça uma ligação, entre outros.
- A cada 4 ciclos faça um descanso maior de 15 minutos.
O método é cíclico e permite que você trabalhe em pequenos sprints ajudando na concentração e a atingir suas metas. É um treino para manter seu cérebro focado e reduzir a procrastinação.
Regras
Abaixo algumas regras importantes para ajudar no aumento da produtividade com o uso da técnica Pomodoro:
- Um pomodoro não pode ser quebrado, ou seja, não pode ser dividido.
- Um pomodoro não pode ser interrompido. Caso ocorra, deve ser reiniciado.
- Quando o cronômetro tocar, interrompa a atividade mesmo que falte pouco para finalizar. As pausas são importantes para manter o foco e ajudam a descansar.
- No começo do dia estime quantos pomodoros uma tarefa deve durar. Caso dure mais do que 7 pomodoros, significa que essa atividade pode ser quebrada em mais tarefas.
Dicas e ferramentas online
Para implementar a técnica Pomodoro na sua rotina basta um cronômetro que todos temos em nossos celulares hoje em dia. Contudo existem ferramentas online e aplicativos que podem te ajudar na criação da lista, a cronometrar e ainda te disponibilizam relatórios de produtividade.
Veja algumas ferramentas:
- Focus to do – é um aplicativo disponível para Android e IOS. É possível criar a lista de tarefas separando as atividades por temática como trabalho, pessoal, estudo. Além disso, você pode acompanhar os relatórios de produtividade.

2. Pomofocus – é site para listar as tarefas e cronometrar as atividades. Nele você consegue estimar o esforço das atividades e visualiza quanto tempo precisa para encerrar todas as tarefas. Na versão gratuita é possível acompanhar relatórios simples como a produtividade da última semana.

3. Be focused – é um aplicativo disponível para o IOS. Permite que você cadastre atividade e divida em tarefas individuais para serem cronometradas em pequenos intervalos. É possível acompanhar seu progresso por dia, semana ou período personalizado.

O livro de Cirillo, “The Pomodoro Technique”, é uma leitura rápida, útil e está disponível em português. Contudo, você pode começar agora a utilizar essa técnica e melhorar sua produtividade.
Resultados do uso da técnica Pomodoro
A técnica Pomodoro permite:
- Entender o esforço para desempenhar uma tarefa
- Ajuda a identificar quais as formas de distração podem te atrapalhar no dia-a-dia.
- Aumentar a concentração e produtividade.
Para me ajudar a seguir e a criar o hábito para a técnica Pomodoro estabeleci algumas recompensas. Por exemplo, use as distrações como formas de recompensas.
Essa é uma das técnicas mais simples para gestão de tempo e que não requer qualquer ferramenta complexa ou paga. Tudo depende de você focar e começar. Lembre-se: produção antes de perfeição.
Nossa a matéria me encantou pelo método e com certeza tentarei implantá-lo no meu dia a dia.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns Mariana!Que projeto legal pra se aplicar nas só na pandemia mas na organização da vida.Desejo a vc muito sucesso!Tia Lourinhã!
CurtirCurtir