A estratégia Go-to-Market é o plano para divulgar uma funcionalidade nova ou um novo produto. Trata-se de um documento que reúne informações sobre o público-alvo, distribuição, preço, plano de comunicação, proposta de valor e descrição do produto.
Você precisa que o cliente certo encontre o produto certo no momento certo. Na prática, essa é a função do plano Go-to-Market.
Mas quem deveria fazer esse plano não deveria ser o time de Marketing?
Mesmo que sua empresa tenha um time de Marketing dedicado para pensar e criar a estratégia Go-to-Market, o Gerente de Produto (PM, PO) deve colaborar dada sua ampla compreensão com relação ao público-alvo (consumidores ou compradores) e ao entendimento do mercado.
Portanto, SIM, você deve participar e em muitos casos irá liderar esse planejamento.
Veja aqui o template completo para um plano Go-to-Market.
11 passos para construir sua estratégia Go-to-Market
- Quem queremos alcançar? Defina a(s) persona(s).
- Por que iremos lançar? Qual a dor ou necessidade que vamos resolver?
- Qual a proposta de valor do produto? Como o produto proporciona ganhos ou resolve as dores dos consumidores?
- Qual a jornada do consumidor? Descreva mais do produto, suas funcionalidades e como o usuário pode alcançá-lo.
- Qual o cenário competitivo? Existem produtos similares? É fácil de ser copiado? Como irá se diferenciar?
- Como o produto será distribuído? Onde o produto será disponibilizado?
- Defina o preço. Caso o produto ou funcionalidade seja monetizada deverá estabelecer a estratégia de precificação.
- Estabeleça o plano de comunicação.
- Como vamos medir o sucesso? Defina as métricas que irão medir os objetivos estabelecidos para o produto e como irão acompanhar o resultado.
- Defina um cronograma macro com datas importantes. Data de pré-lançamento, data de lançamento, etc.
- Defina um plano de suporte ao consumidor por exemplo através de uma central de atendimento, FAQs, etc.
A preparação do plano de lançamento de um produto começa lá no início do processo de Discovery. De fato, se inicia nas pesquisas de UX e na adequação do produto ao mercado. Para o sucesso do produto é fundamental entender como o usuário toma decisões, por exemplo.
Desenvolvi, a partir das minhas experiências e trocas com vários profissionais da área de produto, um framework para te ajudar a criar o seu plano de lançamento. Através dele você poderá estruturar suas ideias e organizar as frentes de trabalho necessárias para o lançamento do produto.