A estratégia Go-to-Market é o plano para divulgar uma funcionalidade nova ou um novo produto. Trata-se de um documento que reúne informações sobre o público-alvo, distribuição, preço, plano de comunicação, proposta de valor e descrição do produto.

Você precisa que o cliente certo encontre o produto certo no momento certo. Na prática, essa é a função do plano Go-to-Market.

Mas quem deveria fazer esse plano não deveria ser o time de Marketing?

Mesmo que sua empresa tenha um time de Marketing dedicado para pensar e criar a estratégia Go-to-Market, o Gerente de Produto (PM, PO) deve colaborar dada sua ampla compreensão com relação ao público-alvo (consumidores ou compradores) e ao entendimento do mercado.

Portanto, SIM, você deve participar e em muitos casos irá liderar esse planejamento.

Veja aqui o template completo para um plano Go-to-Market.

11 passos para construir sua estratégia Go-to-Market

  1. Quem queremos alcançar? Defina a(s) persona(s).
  2. Por que iremos lançar? Qual a dor ou necessidade que vamos resolver?
  3. Qual a proposta de valor do produto? Como o produto proporciona ganhos ou resolve as dores dos consumidores?
  4. Qual a jornada do consumidor? Descreva mais do produto, suas funcionalidades e como o usuário pode alcançá-lo.
  5. Qual o cenário competitivo? Existem produtos similares? É fácil de ser copiado? Como irá se diferenciar?
  6. Como o produto será distribuído? Onde o produto será disponibilizado?
  7. Defina o preço. Caso o produto ou funcionalidade seja monetizada deverá estabelecer a estratégia de precificação.
  8. Estabeleça o plano de comunicação.
  9. Como vamos medir o sucesso? Defina as métricas que irão medir os objetivos estabelecidos para o produto e como irão acompanhar o resultado.
  10. Defina um cronograma macro com datas importantes. Data de pré-lançamento, data de lançamento, etc.
  11. Defina um plano de suporte ao consumidor por exemplo através de uma central de atendimento, FAQs, etc.

A preparação do plano de lançamento de um produto começa lá no início do processo de Discovery. De fato, se inicia nas pesquisas de UX e na adequação do produto ao mercado. Para o sucesso do produto é fundamental entender como o usuário toma decisões, por exemplo.

Desenvolvi, a partir das minhas experiências e trocas com vários profissionais da área de produto, um framework para te ajudar a criar o seu plano de lançamento. Através dele você poderá estruturar suas ideias e organizar as frentes de trabalho necessárias para o lançamento do produto.

Clique aqui para visualizar e baixar o template completo para um plano Go-to-Market.